Dieta Low Carb Funciona?

Atualmente, muito se fala na dieta Low Carb, que tem como principais características uma maior ingestão de proteínas e baixa ingestão de carboidratos.

Bem, ao contrário do que milhares de pessoas pensam, fazer uma dieta Low Carb não significa que você irá obrigatoriamente ingerir mais proteínas, e muito menos, que você irá excluir os carboidratos da dieta. O interessante aqui é balancear esses dois nutrientes de forma que os carboidratos sejam ingeridos em menor quantidade, e as proteínas em maior quantidade.

Os carboidratos são a fonte mais rápida de energia para o nosso organismo. Através dele é que obtemos a produção do famoso ATP, energia propriamente dita, que nos permite pensar, andar, falar, ou seja, realizar todas as funções do nosso corpo, desde as mais básicas até as mais complexas.

Para fazer essa incrível dieta Low Carb, vamos entender de forma simples como funciona o nosso corpo:

Até agora sabemos que precisamos produzir energia todos os dias. A primeira fonte de energia é o carboidrato. Quando não o ingerimos, nosso corpo segue uma sequência programada de queima para obter energia, através de outras fontes. A primeira fonte de energia na ausência dos carboidratos são as gorduras. Isso mesmo, são as gorduras!

O que passa na cabeça de muita gente nesse momento é: “ah… então ficou fácil, vou simplesmente cortar os carboidratos da minha vida, e meu corpo vai queimar sozinho!” Calma, Dieta Low Carb não é assim, vamos continuar…

A queima de gorduras para produção de energia é muito mais complexa. Para o corpo realizar essa queima, ele utilizará muitos outros nutrientes importantes presentes no organismo como vitaminas e minerais. Sem utilizar esses nutrientes, o corpo não consegue quebrar as moléculas de gordura e transformá-las em energia. Aqui está o X da questão. A baixa concentração de vitaminas e minerais não é legal porque eles são essenciais para outras funções do corpo, como por exemplo, manter a boa imunidade, manter cabelos e unhas saudáveis, manter a produção de colágeno em boa quantidade, e até mesmo manter o bom humor e autoestima!

Por isso, a dieta Low Carb incentiva a diminuição, mas não exclusão, dos carboidratos. Sabe-se que os carboidratos são açúcares, e muita gente pensa que se trata somente de alimentos como doces, chocolate, pão, macarrão, arroz, massas, etc. Mas não! Verduras, frutas e até ovos contém uma quantidade de carboidratos.

A dieta Low Carb não tem como principal objetivo emagrecer milagrosamente, e sim, emagrecer com saúde. Existem vários tipos de dietas que são Low Carb: Dieta Paleo, Dieta Cetogênica, Dieta lchf, Dieta Atkins, Whole 30, etc… Todas funcionam pelo mesmo motivo: ingerir menos carboidratos na alimentação. Não existe um cardápio específico para fazer essa dieta, existem dicas de cardápios e cada pessoa faz de forma que se adapte melhor.

Manter uma rotina é o ponto chave. É interessante planejar toda a alimentação do dia, para assim evitar comer fora dela e cair nos alimentos que não são saudáveis.

Aqui vão algumas dicas:

Prefira alimentos naturais

Você pode comer, por exemplo, presunto ou tomar refrigerante sem problema algum, desde que os alimentos processados não sejam a base da sua dieta. O ideal é dar preferência aos naturais. Os naturais são facilmente digeridos e contém poucos carboidratos. Se tiver acesso aos orgânicos, melhor ainda! Mas caso não tenha, também funciona.

Foco no café da manhã

O café da manhã é a principal refeição do dia. Nossa cultura nos ensinou a sempre comer pão francês e tomar um café com leite, mas, o ideal nessa refeição é ingerir proteínas. Ficamos horas sem comer nada, dormindo, e quando acordamos nosso corpo pede por nutrientes. Ao ingerir proteínas, é possível chegar até o almoço sem comer lanchinhos calóricos.

Cuidado com a ansiedade

Manter a tranquilidade é fundamental. A ansiedade gera muitos malefícios ao organismo, e ela vem com tudo principalmente quando estipulamos uma meta. Numa dieta então, sem comentários! Tenha calma e paciência, e saiba que dieta funciona, trás resultados muito satisfatórios, mesmo em poucos dias.  Apenas mantenha o foco.

Programe-se

Não é possível manter uma dieta sem programar com antecedência a alimentação. Deixar para fazer tudo em cima da hora pode fazer você comer o que não deve e adiar os resultados desejados. Nas compras, inclua os alimentos para todas as refeições, inclusive os lanches. Prepare algumas refeições com tempo e guarde-as até a hora do consumo.

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