Dieta Detox Mitos e Verdades

Você com certeza já deve ter ouvido falar ou conheceu a famosa dieta detox. Ela chegou com a promessa de eliminar nutrientes que possam ser nocivos ao organismo. E a questão é:  ela é realmente benéfica? E o principal, funciona?

O que é essa famosa dieta detox que tanto tem sido dita?

Bom, essa famosa dieta detox que todas as pessoas hoje em dia buscam fazer, principalmente as mulheres, na verdade é a base de uma alimentação saudável , e a partir dela buscamos eliminar toxinas do organismo.

O que são essas toxinas?

São substâncias consideradas xenobióticos.

Os xenobióticos  podem causar mal estar, dor de cabeça, mau funcionamento do intestino e até mesmo irritação do aparelho intestinal.

Então dessa maneira, eliminando esses  xenobióticos do organismo, a pessoa passa a se alimentar da maneira mais natural possível e aí o organismo tem uma sinergia entre todos os órgãos melhorando todo seu funcionamento.

Na verdade a dieta detox é uma “Alimentação Saudável”, ou seja, você vai eliminar muitas toxinas do organismo a partir de  alimentos saudáveis , alimentos naturais e orgânicos,  livre de carboidratos simples, açúcares.

A dieta detox não fica resumida em sucos, ela vai muito além dos sucos; ela pode ser um almoço, um café da manhã. O suco na verdade é uma boa opção. Podemos colocá-lo no café da manhã, mas além dele, temos, por exemplo, as fontes de proteína como ovos e carne magra que são interessantes.  Nosso almoço ou jantar tem que ser repleto de nutrientes , como os  provenientes dos leguminosos , das folhagem , das sementes.

O suco é importante porque com ele é possível um volume de nutrientes, outro detalhe importante é não coar o suco, para também  aproveitar-mos as fibras de todos os ingredientes ,  eliminando as fibras  perdemos um importante efeito  da dieta detox que é a sensação de saciedade, e logo teremos fome.

O suco não deve ser coado e nem adoçado e além do suco temos outras refeições sólidas que são importantes para a promoção da saciedade.

Fazer o suco sempre na hora em que for consumir, para evitar assim a oxidação de algumas vitaminas.

Em alguns casos, é importante o acompanhamento de um profissional para avaliar se a pessoa está apta à fazer a dieta detox , porém, como citado anteriormente, a dieta detox nada mais é que uma alimentação saudável (alimentação saudável e boa pra todo mundo), o nome nem deveria ser dieta detox mas sim alimentação detox  ou alimentação saudável , que é uma alimentação pra vida toda.

É bom lembra que além da alimentação saudável, temos que procurar  ter hábitos de vida saudável , praticar uma atividade física que vai se complementar à essa alimentação saudável ,  evitar bebidas alcoólicas, cigarro e evitar se expor a esses xenobióticos .

Assim, conseguimos conciliar todas as vitaminas e minerais presentes nas frutas, legumes e folhagens que são ricos em cálcio, magnésio, ferro. Além das fibras, também podemos colocar, por exemplo, sementes como a chia, linhaça e cúrcuma, que são ricas em antioxidantes. São opções que podemos adotar para deixar a alimentação/suco ainda mais saudável.

Importante: o excesso do suco detox pode ser tóxico, por isso é interessante a alternância dos ingredientes, folhas, frutas, sementes, e leguminosos. O ideal é fazer ciclos para não repetir os alimentos.

Enfim, finalizamos com duas receitas detox especialmente para você:

Suco Detox

          Opção 1                                                                                        Opção 2

1 folha de couve                                                                                          1 folha de couve

1 fatia de melão                                                                                           2 fatias de abacaxi

Suco de ½ limão                                                                                         1 fatia de gengibre

5 folhas de hortelã                                                                                       1 copo de água

1 copo de água mineral ou de côco

Bata todos os ingredientes no liquidificador, não coe, e tome logo após o preparo.

Recomendamos para você:

Esse programa é o Detox Inteligente, o qual, foi criado por Milla Pádua, uma mulher que já sofreu com o excesso de peso, pesquisou sobre como resolver esse problema e criou o Detox Inteligente com todas as suas descobertas.

 

Qual é a sua opinião sobre a dieta detox? Você já fez e recomenda? Você pretende fazer? Compartilhe esse artigo com seus amigos através das redes sociais abaixo. Desejamos a você muita saúde e bem estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *